Biografia/Bio

Carioca “da gema”.

Toco violão e canto desde os meus 14 anos de idade.

Por desejo de aperfeiçoamento técnico, estudei também violão clássico, na Escola de Música Villa-Lobos (RJ) – um dos conservatórios de referência, no Rio de Janeiro, tendo sido orientado pela professora Mara Lúcia Ribeiro, violonista flamenca (“tocaora”), entre outros músicos atuantes no cenário musical do Rio, formadores de talentos.

Pude colaborar com a edição do livro “Sua Majestade, O Violão”, biografia do violonista Dilermando Reis, escrita pelo professor Genésio Nogueira (RJ), com quem também tive a oportunidade de estudar.

Fiz parte, como sócio, da Associação de Violão do Rio de Janeiro (AV-Rio) que promoveu e continua promovendo o violão clássico naquela cidade. Conheça: http://www.av-rio.org.br/associacao/index.php

Estudei na Escola Portátil de Música – projeto de perpetuação do chorinho no Brasil – com excelentes professores e músicos, como Luciana Rabello, Álvaro e Maurício Carrilho, Anna Paes, Bia Paes Leme, Adamo Prince, entre outros, na Glória – Rio de Janeiro / RJ – http://www.escolaportatil.com.br/

Integrei, como tenor, os corais da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), tendo sido convidado para integrar,também, o Coro de Câmara da mesma, sob orientação do Maestro Sérgio Francisco dos Santos, onde pude aperfeiçoar a minha técnica vocal.

Toquei em diversos locais e eventos no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, como artista principal ou convidado.

Em 10/10/2015, fui entrevistado, como convidado principal, no programa “Ensaio Geral”, apresentado por Francisco Velasco,  na Rádio Espírito Santo 1160AM, a emissora mais tradicional no Estado do Espírito Santo, onde também pude tocar repertório de Bossa-Nova ao vivo, tendo sido elogiado no ar pelo apresentador, homem de conhecimento musical profundo, por sua equipe técnica e por personalidades como o maestro violonista Tião de Oliveira, filho do saudoso maestro, violonista Maurício de Oliveira, o nome mais tradicional e representativo do violão capixaba.

Gravei, a convite da produção do programa “Eu Sou O Samba”, tradicional e conhecido programa de música capixaba, veiculado na TV Educativa do Estado do Espírito Santo (TVE-ES), um programa inteiro sobre Bossa-Nova, sendo entrevistado pelo apresentador Francisco Velasco e tocando números musicais desse gênero.

Em 2016, fundei o Clube da Bossa do Espírito Santo (http://www.facebook.com/groups/clubedabossaes), movimento reconhecido por ícones da Bossa-Nova como Roberto Menescal, Wanda Sá, Celso Fonseca e outros, como importante e necessário para a preservação e continuidade deste estilo em solos capixabas.

Com um repertório bem variado de voz e violão que lembra os bons tempos de todas as épocas, sempre procurando trazer qualidade musical, elegância e ao mesmo tempo, despojamento às apresentações, quero que meu público se sinta à vontade, como se estivesse em suas próprias casas, num sarau íntimo.

Veja opiniões.

 

Anúncios